Mais que símbolo de um rito de passagem, o anel de debutante é uma demonstração de amor. Saiba tudo sobre o anel de 15 anos aqui:


Tradicionalmente a festa de 15 anos é um marco na história de vida de uma mulher. Mais do que um simples aniversário, este era um evento considerado como ritual de passagem da menina debutante. Esta palavra tem origem do francês “Debut”, que significa estreia ou início. A celebração com valsa surgiu na Europa, por volta do século XVI, quando as famílias nobres realizavam um grande baile, tendo como objetivo principal mostrar que sua filha estava se tornando uma mulher e apresentá-la à sociedade. Como era costume o casar-se muito jovens, nada melhor do que uma festa para aproximar futuros casais!

 

Foi nesse contexto que surgiu o anel de debutante, uma joia presenteada publicamente pelo pai que, após algumas palavras e conselhos sobre a vida adulta, ele a convidava para dançar embalados ao som de uma valsa. O anel solitário deveria ser usado no dedo médio da mão direita e era uma representação da maturidade da aniversariante (e, claro, a autorização para encontrar um pretendente)! Quase uma história de princesa da Disney, não acham?

 

Hoje ainda celebramos os 15 anos, mas a dança foi se modificando nesses últimos 500 anos e a ideia de casar tão cedo foi descartada ao longo do tempo. As comemorações se atualizaram e são personalizadas ao estilo de vida da aniversariante e da família. Mas esse período lindo não deixou de ser simbólico na vida de uma moça. Toda a mulher adulta lembra com carinho de seus 15 anos e as memórias se tornam mais vívidas quando carrega na mão (ou em seu porta joias) o seu anel de debutante – ele é a representação de suas doces memórias.

Hoje o anel de 15 anos é visto como uma manifestação de amor. Um presente que está enraizado na tradição secular de oferecer uma joia, mas com um simbolismo ainda mais nobre: eternizar esta fase e o afeto da família através dos anos... Este anel ela carregará ao longo da vida e, ao olhar para ele, poderá lembrar das histórias vivenciadas, dos amigos e familiares que estavam juntos dela nesse dia especial e de todo amor que recebeu. Um anel que carrega muitos significados, não acham?!

 


Dicas para a escolha do "anel de 15 anos" ideal:

-Saiba a medida do dedo da aniversariante. Caso não saiba ainda, clique aqui e veja as dicas de como descobrir em casa esta medida,

-Observe se ela usa mais acessórios dourados ou prateados. O tradicional ouro amarelo costuma agradar a maioria das mulheres, mas disponibilizamos a alternativa de ouro branco para mulheres que preferem acessórios prateados,

-Os modelos tradicionais de anel de debutante chamamos de “solitário” (com uma cravação de uma única pedra ao centro do aro) ou “chuveiro” (que são cravação de pequenas pedras que, juntas, parecem uma só),

-As pedras podem ser coloridas ou brancas/transparentes,

-Essas pedras também podem ser naturais (encontradas na natureza) ou sintéticas (desenvolvidas em laboratório),

-O ouro da joia pode ser em 18k (75% de pureza) ou 10k (41,6% de pureza) – ambos durarão a vida toda,

-As opções de anéis no mercado são de variados estilos e valores, por isso fique atento à certificação da joia, ela comprovará se o anel é autêntico (aqui na Silvio Joalheiro 100% de nossas joias possuem certificado que garantimos a autenticidade e procedência),

-A dica mais importante de todas: mostre para a adolescente que ela é a sua própria joia! Uma menina importante, linda, cintilante, preciosa e que a cada ano o seu valor vai aumentando. E, se bem tratada, a sua pureza e seu brilho permanecerão para sempre!