Não é a moda de passarela e das tendências que mudam todos os dias e sim a moda de rua, a moda das pessoas, a moda que serve como auto expressão. A moda que faz com que você se identifique com certas peças e as curta bastante, porque elas são a mais alta expressão de algo que você se identifica muito.

Além disso, sempre temos um estilo que é o nosso estilo predominante. Este estilo predominante muitas vezes tem a ver com a nossa essência, com a nossa personalidade. E ele costuma ficar presente em nossa imagem durante toda a vida.

COMO SURGIU ESTE CONCEITO?

Na década de 1980, Alice Parsons, consultora de imagem, desenvolveu um sistema de estudos comportamentais que veio a definir o conceito dos estilos universais, que representam as combinações que mais refletem a personalidade de cada indivíduo.

O estudo feito por ela entregou, como resultado, sete estilos universais que, interseccionados, conseguem refletir os gostos e os comportamentos de todos os consumidores. Os estilos são: clássico ou tradicional, elegante ou refinado, esportivo ou casual, romântico, sexy ou poderoso, moderno ou dramático e o criativo. E, normalmente, as pessoas possuem um estilo dominante e outros estilos e outros 2 secundários.

QUAL O MEU ESTILO?

Pode ser que de cara você já tenha se identificado com algum destes apenas pelo nome, também é possível que tenha se visto em vários. A definição não é para se limitar, mas para pautar os gostos de cada pessoa, até porque em moda o limite é você quem define. Transitar pelas 7 maneiras de se vestir não te torna uma pessoa sem estilo, apenas mostra sua personalidade e a mensagem que gostaria de transmitir para o mundo por meio das composições.

A forma de se vestir pode mudar de uma semana para outra, ou até de um dia para o outro. Quando falamos de seres subjetivos, levamos em consideração sentimentos instáveis e momentos de vida diversos. Estamos em constantes mudanças internas e, como transmitimos quem somos e o que sentimos nos looks, as escolhas de comunicação com o mundo externo mudam também.

Para definir seu ou os seus estilos, sugerimos uma consultoria de imagem, esse profissional vai lhe auxiliar entender a mensagem você quer passar, com sensibilidade e empatia. “É importante analisar o uso de cores, elementos visuais (a cliente é mais minimalista? Ou gosta de bolsos, zíperes, rendas, laços?) e também entender a mensagem que essa cliente quer passar”, segundo Aysha Corrêa, especialista em estilo.

Mas o autoconhecimento também é importante nesta análise e  pode ajudar indicar seu estilo dominante. Nós oferecemos o serviço de visagismo que pode lhe auxiliar nesta busca de conhecimento sobre seu estilo pessoal - converse conoco!

 

ESTILO ESPORTIVO

Também conhecido como Básico ou Casual, o Estilo Esportivo é o preferido das mulheres que adotam um visual mais simples e modesto. Ao contrário do que o nome indica, não quer dizer que a mulher que se identifica com esse estilo usa apenas roupas de academia ou que levam à pratica de algum esporte, mas que prezam por roupas confortáveis para estar sempre prontas para o que quer que aconteça.

O uso de tecidos naturais e acessórios que remetem à natureza é uma forte característica desse estilo, mas não exclusivamente. As palavras de ordem para quem opta por esse visual é o CONFORTO e a PRATICIDADE, de modo que joias mais simples e discretas são as preferidas.

As mulheres costumam ter uma imagem divertida e acessível, em geral são comunicativas. Preferem usar cores básicas e tecidos de algodão. Nas estampas, são as mais básicas, usam muito as listras, xadrez, estampas que estão sempre na moda…

A pessoa que usa o estilo esportivo costuma ser prática, sem priorizar grandes vaidades, é espontânea, direta, comunicativa, com pegada casual, mais básica e informal. Costuma ter bons hábitos, como: alimentação saudável, jeito de ser mais ativo, energético, alegre, amigável, sem preocupações, engraçada e por vezes juvenil. 

ANÉIS

O anel ideal para a mulher que se identifica com o Estilo Esportivo é o mais simples possível. Isso não quer dizer, é claro, que ele não pode ser charmoso e feminino. Peças lisas e com poucas pedrarias são uma ótima pedida para compor uma produção descontraída e casual.

BRINCOS

Para quem curte um estilo esportivo de se vestir, brincos pequenos são peças que não podem faltar na produção. Discretos e elegantes ao mesmo tempo, essas joias são peças fáceis de se usar no dia a dia e não pesam na produção. Uma simples esfera e as argolas costumam fazer sucesso com as mulheres do estilo esportivo.

  

CORRENTES

Entre os colares usados pelas mulheres que amam seu estilo esportivo, os que possuem pingentes leves são unanimidades. Opte por modelos menores, com poucos detalhes – de modo que não atrapalhem no dia a dia.

PULSEIRAS

Pulseiras discretas são as melhores opções para as pessoas do estilo esportivo. Sem tempo a perder, mulheres que amam um visual mais casual são apaixonadas por pulseiras leves e com poucos detalhes.

RELÓGIOS

O relógio perfeito para a mulher que segue o estilo esportivo é o mais básico possível. Estilos clássicos, com poucas funcionalidades são seus favoritos. Ainda existem aquelas que gostam de ter todas as funções nos pulsos, usando de poucos toques para encontrar as informações que precisam.

 

ÓCULOS

Normalmente essas mulheres e homens são fãs dos óculos aviadores (na verdade a maior parte dos modelos da marca Ray-Ban)! A ergonomia e o conforto deste design ganham o coração deste estilo. As linhas inclinadas também trazem a energia que este perfil possui e as linhas suaves traduzem o conforto que eles buscam.