Todo mundo tem estilo! Mesmo quem jura que não. Até quem sempre veste jeans, camiseta e tênis tem um estilo. Mas você sabia que existem ao todo 7 estilos universais? Sabe aquela velha máxima de que a sua roupa diz ao mundo quem você é? Sim, é a mais pura verdade! E por isso achamos a moda tão fascinante!

Não é a moda de passarela e das tendências que mudam todos os dias e sim a moda de rua, a moda das pessoas, a moda que serve como auto expressão. A moda que faz com que você se identifique com certas peças e as curta bastante, porque elas são a mais alta expressão de algo que você se identifica muito.

Além disso, sempre temos um estilo que é o nosso estilo predominante. Este estilo predominante muitas vezes tem a ver com a nossa essência, com a nossa personalidade. E ele costuma ficar presente em nossa imagem durante toda a vida.

COMO SURGIU ESTE CONCEITO?

Na década de 1980, Alice Parsons, consultora de imagem, desenvolveu um sistema de estudos comportamentais que veio a definir o conceito dos estilos universais, que representam as combinações que mais refletem a personalidade de cada indivíduo.

O estudo feito por ela entregou, como resultado, sete estilos universais que, interseccionados, conseguem refletir os gostos e os comportamentos de todos os consumidores. Os estilos são: clássico ou tradicional, elegante ou refinado, esportivo ou casual, romântico, sexy ou poderoso, moderno ou dramático e o criativo. E, normalmente, as pessoas possuem um estilo dominante e outros estilos e outros 2 secundários.

QUAL O MEU ESTILO?

Pode ser que de cara você já tenha se identificado com algum destes apenas pelo nome, também é possível que tenha se visto em vários. A definição não é para se limitar, mas para pautar os gostos de cada pessoa, até porque em moda o limite é você quem define. Transitar pelas 7 maneiras de se vestir não te torna uma pessoa sem estilo, apenas mostra sua personalidade e a mensagem que gostaria de transmitir para o mundo por meio das composições.

A forma de se vestir pode mudar de uma semana para outra, ou até de um dia para o outro. Quando falamos de seres subjetivos, levamos em consideração sentimentos instáveis e momentos de vida diversos. Estamos em constantes mudanças internas e, como transmitimos quem somos e o que sentimos nos looks, as escolhas de comunicação com o mundo externo mudam também.

Para definir seu ou os seus estilos, sugerimos uma consultoria de imagem, esse profissional vai lhe auxiliar entender a mensagem você quer passar, com sensibilidade e empatia. “É importante analisar o uso de cores, elementos visuais (a cliente é mais minimalista? Ou gosta de bolsos, zíperes, rendas, laços?) e também entender a mensagem que essa cliente quer passar”, segundo Aysha Corrêa, especialista em estilo.

Mas o autoconhecimento também é importante nesta análise e  pode ajudar indicar seu estilo dominante. Nós oferecemos o serviço de visagismo que pode lhe auxiliar nesta busca de conhecimento sobre seu estilo pessoal - converse conoco!

ESTILO MODERNO

A mulher do Estilo Dramático é anticonvencional e dona de uma personalidade forte, poderosa e enigmática. Ela tem um ar confiante e não se importa em ser notada, aliás, gosta de ser o centro das atenções pelo poder. Seu look transmite uma mensagem de sofisticação e elegância descomedidas. A roupa funciona como uma espécie de armadura que envolve o corpo, intimidadora, pesada e muitas vezes agressiva.

A referência ao urbano se dá pelo visual cosmopolita, o estilo transmite mensagens de autoridade, originalidade, objetividade, força, sofisticação e ousadia com um leve toque de intimidação.

O dramático é o mais imponente e marcante de todos os sete estilos universais. Esse estilo é CATEGÓRICO, é a escolha perfeita para quem gosta de ter sua imagem pessoal em destaque! Carrega o poder de colocar em evidência qualquer um que se aproprie dele. É próprio daquela mulher elegante e exagerada, mas ao mesmo tempo sofisticada.

Sabe aquelas mulheres fashionistas? Então! Esse é o grupo delas! São pessoas antenadas nas tendências, mas não dão dependentes delas. Apreciam novidades, adoram looks monocromáticos ou com alto contraste, as roupas costumam ser estruturadas, assimétricas e toques minimalistas. Costumam ter a personalidade forte!

ANÉIS

As mãos não podem ficar de fora de uma produção Moderna. Mulheres com este estilo pessoal dominante costumam gostar de composições minimalistas e apenas uma peça em destaque.

BRINCOS

Pares de brincos são itens indispensáveis para garantir um visual marcante. Para uma pessoa que se identifica com o Estilo Moderno, brincos com design impactante ou diferenciados são uma ótima pedida. Aposte em peças assim quando estiver com os cabelos presos e sem óculos volumosos. Ou se eleger o destaque para outro acessório, peças coringas como argolas e pontos de luz conversam muito com esse estilo.

    

RELÓGIOS

Mulheres Modernas são minimalistas em suas escolhas, preferem relógios slim e poderosos.

  

ÓCULOS

Esse costuma ser o acessório mais em evidência em mulheres do estilo moderno. Normalmente são peças grandes, com linha reta superior - que carrega a força e o distanciamento inerente à elas. Gostam muito do preto ou cores contrastantes. Também são adeptas de óculos masculinos e pesados.