Lentes Polarizadas: você sabe quais são as vantagens?

Preparamos este post para que você desvende as incríveis vantagens das lentes polarizadas e saiba a importância de ter uma opção de óculos com este benefício.


Hora de Novos Óculos

Quando chega a hora de comprar óculos novos e você costuma definir os detalhes de cor, formato, marca,... Mas e as lentes? Você considera esta escolha também? Nós acreditamos que óculos é um acessório de moda, mas também é uma órtese voltada à saúde ocular. As lentes permitem proteção e prevenção da saúde de seus olhos! Pensando nisso, preparamos um material para você se aprofundar em lentes polarizadas e poder usufruir de todo seu conforto!


Afinal, o que são Lentes Polarizadas?

As ondas de luz deslocam-se em várias direções. Quando essas ondas são refletidas em superfícies horizontais, como as estradas, a água ou o gelo, geralmente concentram-se horizontalmente. Percebemos isto devido ao reflexo visível, que pode ser desconfortável para os nossos olhos. 

As lentes polarizadas são lentes de sol com filtro polarizador dos raios luminosos. Na prática, elas reduzem os reflexos da luz que atingem nossa visão, evitando as dores de cabeça causadas pela fadiga ocular. Sabe quando você dirige em dia de sol e a luz reflete na estrada? Ou ainda, quando está na praia e sente o desconforto da luz do sol refletindo na superfície do mar? Pois é, a função das lentes polarizadas é exatamente te deixar mais protegido destes reflexos e luzes de grande intensidade. Ou seja, o filtro presente nessas lentes minimiza o efeito do reflexo da luz não polarizada. Além disso, estas lentes aumentam o contraste e eliminam reflexos prejudiciais, oferecendo a máxima proteção contra os famosos raios-ultravioletas, ou UV. Assim, as imagens ficam mais nítidas e o conforto visual se torna muito maior.


Lentes Comuns x Lentes Polarizadas?

Na aparência externa ambas lentes são muito parecidas. Não existe uma característica que as diferenciem sem ser a experiência visual. Algumas marcas, como a Ray-Ban, acrescentam um "P" logo após a sua grife para rotular as lentes polarizadas.

As lentes de sol comuns diminuem a intensidade da luz, proporcionando conforto e proteção – de forma parcial pois o brilho da luz é muito mais perceptível. Já as lentes polarizadas surpreendem e vão além, pois são muito mais completas e eficientes que as lentes convencionais. Podemos comparar o efeito das lentes como uma cortina persiana, onde é possível controlar a quantidade de luz que chegam aos olhos de quem veste os óculos.

 


Por que escolher Óculos Polarizados?

As lentes polarizadas oferecem 100% de proteção contra raios UVB e UVA - que podem causar doenças mais graves na visão a longo prazo, como catarata e pterígio (carne nos olhos). Além disso, protegem a visão contra os reflexos solares, tornando-os quase imperceptíveis. Traz uma enorme vantagem para quem dirige ou, ainda, quem pratica atividades sobre a água (como por exemplo, pescadores). Como já comentamos anteriormente, o filtro polarizado aumenta o contraste na intensidade das cores, aumentando a qualidade das imagens.

Também existe a vantagem do custo X benefício. Esse filtro traz um valor agregado aos seus óculos, mas não é um investimento extremamente alto. Algumas marcas, como a Polaroid, desenvolveram toda a sua coleção de óculos solares com esta vantagem e o custo não é alterado.


Quem deve usar Lentes Polarizadas?

Mais que uma questão de conforto, as lentes polarizadas passam a oferecer também mais segurança. Por isso, qualquer pessoa pode aproveitar as vantagens das lentes polarizadas. No entanto, são mais recomendadas para quem tem um estilo de vida dinâmico, dirige diariamente, gosta de uma boa pescaria ou pratica esportes ao ar livre. São indicadas também para quem tem olhos fotossensíveis e que precisam de uma proteção extra, já que este é o principal objetivo das Lentes Polarizadas: proteger intensamente.

OBSERVAÇÃO: caso você precise visualizar painéis de LCD durante o uso dos óculos solares (como o painel digital de carro ou ainda de celulares não atuais), evite as lentes polarizadas, pois seu filtro é tão eficiente que bloqueia a iluminação e impossibilita visualizar imagens.


 

Lentes Polarizadas com Grau

É possível corrigir a sua visão e ainda usufruir das vantagens de um óculos solar. Aqui na Ótica Silvio Joalheiro confeccionamos óculos solar com grau! E sim, é possível ainda adicionar o filtro das lentes polarizadas em seus óculos! Essa é uma opção de óculos personalizados disponível em nossas lojas físicas.

 


Vantagens das Lentes Polarizadas

  • Extremamente leves e confortáveis;
  • Aumentam a nitidez das imagens;
  • Contam com 100% de proteção UVA e UVB;
  • Protegem os olhos dos reflexos solares;
  • Minimizam o incômodo causado pela luminosidade;
  • Oferecem excelente custo-benefício;
  • É possível usar na confecção personalizada de óculos solar com grau;
  • Possibilita diferentes e variadas cores de lentes.