Selecionamos alguns segredos, dicas e cuidados para ajudar você na aquisição e também na manutenção de suas joias em prata.

Entenda mais sobre as diferenças entre os teores de prata

O teor de uma joia indica a quantidade de metal puro que temos nela. Na joalheria, utilizamos metais nobres, que garantem a durabilidade e a beleza de uma joia. Quanto mais liga é misturada a um metal nobre, menos temos das suas principais propriedades, desvalorizando a peça e diminuindo a sua durabilidade.

A prata pura é considerado prata 1000 e para a joalheria fina somente serão consideradas aquelas joias compostas por 92,5% de prata e 7,5%, tendo o seu teor 925.

Quando o teor da prata é inferior a 925, ela recebe o nome de PRATA BAIXA, ou seja, de baixo teor. Uma joia com uma prata baixa pode perder a beleza rapidamente, além de provocar alergias, devido a outros metais presentes em sua composição.

Teores de prata no mundo

“Prata 800” indica que contêm 20% de liga (outros metais), é mais utilizada na Itália.

“Prata 833” tem 16% de liga e é mais utilizada em Portugal.

“Prata 835” tem, além de 16% liga, leva um banho de prata e aparece mais na Alemanha e em outros países do leste europeu. As antigas pratas americanas têm teor de 90%, também chamada de Coin, são compostas de moedas produzidas entre 1792 e 1837.

“Prata 916” contém 8% de liga e é mais usada em Portugal.

“Prata 925” representa a composição da prata, que tem 92,5% de prata pura e o restante da composição vem de outros metais (normalmente cobre).

“Prata 950” indica que a joia tem 95% da composição em prata pura e os outros 5%, de outros metais.

“Prata 990” significa que ela é quase 1.000 – ou seja, puríssima. Não é composta de outras ligas ou metais, como o cobre.

ATENÇÃO: para comprar uma nova joia EM PRATA com total segurança, confira se possui certificado de autenticidade e procedência e, também, se na peça tem a marcação em baixo relevo sinalizando ser prata 925.

Afinal, o que é a tão falada “prata de lei”?

O termo prata de Lei (prata 925) indica que a liga do metal é constituída de 92,5% de prata pura. Este é um padrão que determina um elevado grau de pureza garantindo a qualidade das joias fabricadas com ela. Este termo foi estabelecido no século XIII pelo rei de Portugal Don Afonso II, ao decretar uma lei que punia quem fabricasse peças de prata com ligas inferiores a esta, tal padrão internacional vale até hoje.

 

Cuidados necessários com suas joias em prata 925

1) Faça o armazenamento em local seco evitando contato com produtos de limpeza ou outros metais;

2) Guarde as joias ou peças pequenas dentro de saquinhos de pano ou flanela, evitando assim o contato direto com a umidade e com a poeira;

3) Evite guardar as peças sujas ou deixá-las sujas por muito tempo. Lembre-se de realizar a limpeza.

4) A umidade é o maior inimigo da conservação da prata, então sempre guarde as peças completamente secas e, se possível, com proteção;

5) Mantenha uma flanela macia separada exclusivamente para limpeza ou polimentos das peças de prata.

 

Por que a prata escurece

Você já deve ter reparado que com o tempo nossos anéis e outras joias de prata, até mesmo as que não usamos com tanta freqüência escurecem, mas não se desespere, isso é normal! A prata escurece com o passar do tempo porque se forma sobre ela uma camada de sulfeto de prata, que tem cor escura, essa reação é chamada de oxidação.

A prata oxida devido à reação do metal com determinados gases existentes no ar como enxofre e os compostos sulfurados, esses gases estão presentes na poluição atmosférica, e também fazem parte da composição de alguns alimentos como o ovo, a ce­bola, repolho, couve-de-bruxelas, a couve-flor, os brócolis e o nabo. O suor é outra substância que ajuda a prata escurecer, explica o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo. Ele é composto basicamente de água e sais minerais dissolvidos. Os sais, principalmente cloreto de sódio, ajudam a superfície da joia a se misturar com o gás sulfídrico ou com o dióxido de enxofre, facilitando a reação formadora da camada escura.

Água sanitária que contém cloro, produtos que contém enxofre como os polvilhos anti-sépticos, as colas brancas e a água oxigenada cremosa também contribuem para a oxidação da prata. Pessoas que fazem uso de determinados medicamentos e que possuem um nível de ácido úrico muito elevado também escurecem fortemente a joia. Mas atenção, a oxidação da prata é apenas superficial e não afeta a qualidade da joia, é apenas uma situação externa, removível.

Como manter o brilho das joias de prata

Para aumentar a durabilidade do brilho da prata, evite usar suas joias quando for à praia ou entrar na piscina, enquanto manusear produtos químicos, tais como cloro, perfumes e produtos de limpeza. Para guardar esqueça o tradicional porta-joias onde as peças ficam todas juntas, o melhor é armazenar suas joias de prata em saquinhos bem vedado para evitar a entrada de ar.

Para limpar a prata oxidada existe no mercado produtos específicos como: flanelas (pano mágico) que possuem uma substância química abrasiva, ou líquidos que contém produtos químicos específicos para retirar a oxidação e a gordura das peças sem danificá-las. Também existe uma solução caseira que ajuda a devolver o brilho e a cor original de suas joias: primeiramente, você vai precisar de bicarbonato de sódio, de duas colheres de sopa de água, de uma xícara e de uma esponja. Com esses itens em mãos, siga os passos:

– Esquente um pouco de água e reserve (não precisa esperar ferver);

– Junte 1/4 de bicarbonato de sódio com duas colheres de sopa de água e misture até formar uma pasta;

– Aplique a pasta em uma esponja úmida e esfregue bem suavemente em sua prata fina;

– Depois de esfregar, basta enxaguar a prata fina com a água morna, passar um paninho delicado, e pronto!