Nós somos joalheria desde 1976 aqui em Santa Maria – RS. Ouro é um assunto de nosso cotidiano e objeto de nossa paixão. Pessoas nascem e vão embora, mas o ouro permanece! O ouro que vestimos hoje já existia quando os dinossauros habitaram a terra e permanecerá existindo para as nossas futuras gerações. Ouro é investimento. Ouro é sentimento. Ouro é essência de amor e eternidade. De acordo com o dicionário, ouro é um “elemento químico, metálico e precioso”. Maleável, é possível fazer um fio de 3 quilômetros de extensão apenas com um grama de ouro. Há indícios de que o ouro foi o primeiro metal usado pela humanidade. Seguidamente é encontrado joias em ouro em escavações pelo mundo afora, mas as tumbas egípcias são as mais conhecidas.

Separamos algumas informações importante sobre o ouro e assim quando você for investir em suas joias, estará pode dentro de todos os detalhes:

O que é quilate?

Existe o quilate do diamante e o quilate do ouro. No diamante se refere ao peso da gema e no ouro se refere ao grau de pureza do metal – que é a quantidade de ouro puro existente na joia. O ouro puro é aquele que encontramos na natureza. Ele é um metal macio e muito flexível. O chamamos de ouro 24 QUILATES. Para que a joia se torne mais resistente (mais rígida), é misturada uma liga metálica (composta por outro metais, como prata e paládio) ao ouro puro. Quanto maior for o quilate, mais ouro puro tem a peça. Ouro 24 – 100% de ouro puro Ouro 18k – 75% de ouro puro Ouro 14k – 58,3% de ouro puro Ouro 10k – 41,6% de ouro puro IMPORTANTE: o ouro 10k é conhecido por ouro forte, pois ele é mais resistente. Também é joia e é indicado para quem desenvolve atividades manuais de maior intensidade. Trabalho braçal.

Se o ouro na natureza é amarelo, como tem joias em ouro branco?

Sim, na natureza só existe ouro amarelo. Mas é usada uma liga de outros metais para na confecção das joias, a coloração dependerá do metal misturado. Por isso existem as opções de ouro branco, ouro rosé, ouro verde e até ouro vermelho!

Como descobrir se minha em joia é mesmo em ouro?

Passo 1: observe a sua peça, joias em ouro costumam ter acabamento sofisticado e superior.

Passo 2: verifique se existe no interior da peça alguma marcação com números, a marcação indica a quilatagem usada na confecção da joia.

Passo 3: faça um teste com imã. Apesar do ouro ser um metal, ele não é magnético. Então o imã não atrairá a sua joia se ela for de ouro.

Passo 4: reação ao ácido nítrico. O ouro não reage à esse poderoso corrosivo, portanto a joia se manterá inalterada se tiver contato com este líquido. No entanto, cuidado: é um risco grande fazer este teste em sua residência, pois danificará seriamente outros metais e superfícies (como sua pele).

Passo 5: traga na sua joalheria de confiança que verificaremos através de testes profissionais a qualidade de sua joia

 

Ganhei uma joia de ouro e não gosto de usar. Posso transformar em outra peça?

Essa é outra grande vantagem da joia em ouro: ela pode ser transformada no que você quiser! Tudo depende de sua criatividade e gosto pessoal! Temos em nossa loja física o serviço de ourivesaria artesanal e transformamos muitas joias antigas em novos tesouros personalizados ao gosto de nossos clientes. Este é um trabalho de ressignificação de sonhos e memórias. Às vezes uma aliança, que carrega lembrança de um casamento que não deu certo, pode ser transformada em um pingente com o nome de seu filho – que é a melhor história que você carrega na vida

Quanto vale o grama do ouro?

O valor do ouro oscila de acordo com a Bolsa de Valores de Nova York e Londres (um dos excelentes motivos em que o ouro é considerado um investimento). Ele está relacionado à cotação do dólar: quando esta moeda está em alta – o ouro também estará.