Um objeto que protege contra inveja e o mau-olhado. Um talismã para absorver energias negativas. Assim é o Olho Grego, ou Olho Turco, também conhecido como Nazar ou Olho de Deus. Comumente confeccionado de vidro, é muito utilizado na religião islâmica e em países como a  Grécia (claro!), Irã e Armênia. Na cor azul escuro, (que reza a lenda possui) a mesma do mau-olhado, pode ser encontrado na forma de um objeto de decoração, na estampa de vestuários, em tatuagens, nos sonhos e, é claro, em joias.

O olho como símbolo não é encontrado apenas no Olho Grego ou Olho Turco (ou Nazar, Olho de Deus…). No Budismo, por exemplo, existe o chamado Terceiro Olho de Buda que é representado por sobrancelhas e simboliza sua visão mais ampla e inteligência superior. Na Maçonaria, o olho representa o Grande Arquiteto do Universo e, no Antigo Egito, o olho de Hórus é aquele que tudo vê.

A LENDA SOBRE O MAU-OLHADO

 

Um antigo conto turco explica o motivo pelo qual se acredita que vibrações negativas são emitidas, principalmente, pelo olhar. Na lenda existia uma grande pedra que nenhum homem era capaz de mover. Nem mesmo cem juntos o fizeram. Decidiram então chamar, na cidade, um rapaz conhecido pelo seu mau-olhado. Ao ver a rocha, ele exclamou: “meu Deus, que pedra grande!” e, após um forte estrondo, ela se rachou ao meio. Desde então, acredita-se também no poder das pedras em absorver as más vibrações.

 

O mau-olhado também é reconhecido por Maomé, profeta do Islamismo, e citado em textos clássicos do judaísmo, como o Antigo Testamento. Não é à toa que talismãs e amuletos que protegem contra esse mal tenham se popularizado tanto com o passar dos anos e continuem comercializados, usados e propagados na era contemporânea. Muito mais do que um souvenir de viagem, o Olho Grego foi incorporado em diferentes momentos da história das sociedades, incluindo semanas de moda de cidades ocidentais.

A ORIGEM DO OLHO GREGO

 

A primeira evidência do Olho Grego foi encontrada em uma escavação arqueológica na atual Síria, região que antes era conhecida como Mesopotâmia, e é datada de 3.300 a.C. Em outra busca, desta vez no Egito, constatou-se que por volta de 1.500 a.C. a população utilizava uma mistura de argila acetinada rica em óxidos de cobre e cobalto que, ao ser aquecida, assumia a cor azulada. Essa tonalidade pode ser explicada de duas formas. Primeiro, os antigos acreditavam que um mau-olhado teria essa cor, e por isso, o talismã azul seria capaz de repelir a energia negativa. Segundo, é a cor do céu e representa a espiritualidade e a paz.

 

Acredita-se ainda que a tradição do Olho Grego esteja presente em diferentes continentes, países e culturas por causa de sua difusão no passado. Alexandre, o Grande, foi responsável por sua abrangência até o leste da Índia. Anos mais tarde, o talismã foi do norte ao sul graças ao Império Romano, e se manteve durante a Idade Média por países célticos e Inglaterra. Nos dias de hoje, é presente principalmente na cultura de países do Oriente Médio, África Ocidental, América Central e em diferentes partes da Europa, principalmente no Mediterrâneo.

PARA QUE SERVE O OLHO GREGO?

 

Em uma única palavra: proteção. Ele afasta a negatividade e tudo aquilo que é considerado mau ou prejudicial. A crença de que sentimentos ruins sejam transmitidos pelo olhar foi passado de geração para geração, em diferentes países. Assim como no conto turco sobre a pedra gigante, essa concepção é tão presente na cultura de alguns locais que algumas mães turcas, por exemplo, colocam um Olho Grego entre as roupas de seus filhos a fim de resguardá-los contra quebrantos vindos, até mesmo, de elogios.

 

Isso mesmo. O mau-olhado pode se manifestar de diferentes formas: por um olhar, por palavras, por rezas e cumprimentos, mesmo que sejam bem-intencionados. O filósofo grego Plutarco o definiu como manifestação de raios mortais que brotam das entranhas do corpo. E é tão poderoso que, se um Olho Grego se quebrar, deve ser colocado em água corrente – limpar as energias – e trocado, já que foi danificado por fortes vibrações negativas e não poderá detê-las em uma segunda ocasião.

 

COMO USAR O OLHO GREGO?

 

Existem duas principais formas de se incluir um Olho Grego na rotina: como objeto de decoração e como acessório. A primeira protege a casa ou o escritório das energias negativas. Por isso, deve ser sempre colocado na entrada ou na porta. Já a segunda faz do objeto um amuleto que acompanha durante o dia. Dos máxi aos minimalistas, é possível incluir um pingente ou um detalhe com o Olho Grego em qualquer produção, sozinho ou acompanhado de outros amuletos. O principal é que se esteja protegido.

Embora sua cor mais comum seja o azul escuro, que proporciona paz, calma e relaxamento, existe hoje uma grande variedade de Olhos Gregos. A tonalidade mais clara, por exemplo, é sinônimo de proteção, amplia perspectivas e ajuda no aprendizado e nos estudos. A cor violeta, por sua vez, está ligada à imaginação e à criatividade. O rosa protege as amizades e o pink o amor verdadeiro. Vermelho representa coragem, alegria e bom-humor enquanto o laranja rejuvenesce e renova. Amarelo é sinônimo de saúde, verde claro é sucesso e o escuro representa felicidade. Marrom é sobre princípios, já o branco é lucidez e pureza. O cinza dá segurança, o preto prosperidade e o transparente, a sanidade.