Além do design, o acabamento em joias é um dos principais aspectos a ser considerado durante o desenvolvimento de uma peça. Isso porque pode ele pode trazer mais estilo e personalidade aos acessórios, além de contribuir para que seu negócio se destaque da concorrência.

Hoje existem diferentes técnicas de acabamento, e muitas delas inovadoras, que vão além dos polimentos tradicionais, e criam texturas diferentes nos acessórios, com baixos e altos relevos. Saiba mais:

7 tipos de acabamento em joias

1. Acetinado

O acabamento acetinado é aquele que possui aparência completa de liso, porém tem uma certa textura quanto tocamos na peça. Ele está entre o polido e o escovado, com um brilho intermediário.

Durante o processo de acabamento acetinado, é utilizada uma lixa mais fina, garantindo que a joia tenha esse brilho intermediário, discreto e homogêneo.

 

2. Diamantado

O acabamento diamantado é o que faz com que a peça pareça ser toda cravejada de diamantes, com aspecto cintilante e uma textura completamente diferente.

Para obter esse efeito, é utilizada uma broca diamantada, que possui um diamante na ponta, cortando a superfície metálica da joia previamente escovada, por meio de movimentos longitudinais e transversais,

3. Granulado

O acabamento granulado é aquele que geralmente encontramos nas extremidades das joias. Para produzi-lo, microesferas do metal utilizado na peça são colocadas em linha, separadas ou coladas umas nas outras.

Além de ser colocado nas bordas, ele pode ser usado para trazer mais beleza à uma pedra utilizada no acessório, sendo adicionado em volta dela ou em pequenos detalhes que destaquem o design.

4. Craquelado

A irregularidade é a principal característica do acabamento craquelado. A peça desenvolvida com esse tipo de acabamento, possui um aspecto de rachaduras na superfície.

Durante o processo de produção, o craquelado é feito a partir da sobreposição pedaços do metal, de espessuras e tamanhos diferentes.

5. Esmaltado

O acabamento esmaltado geralmente é visto em joias que possuem detalhes coloridos em vazados do metal, com aspecto de esmalte e um certo brilho.

Para produzi-lo são utilizados esmaltes de base vítrea, que quando aquecidos junto de óxidos metálicos, ficam coloridos e aderem à superfície da joia.

 

6. Fosco

O acabamento fosco não é uma grande novidade no processo de desenvolvimento de joias, mas continua sim em alta e sendo o preferido de muitos clientes.

Ele possui a superfície mais lisa, mas não tem muito brilho, sendo mais discreto, e muitas vezes, considerado mais sofisticado. Para produzi-lo, também é utilizada uma lixa mais fina, e o que o diferencia do acetinado é justamente a intensidade do brilho que é bem menor, ou inexistente.

 

7. Polido

O acabamento polido é um dos mais tradicionais no mercado de joias, e o preferido para quem deseja que o acessório se destaque.

Isso porque ele traz às peças a característica de brilho intenso e superfície lisa, o que o permite ser até reflexivo. Apesar de serem visualmente chamativos e também bonitos, é preciso tomar cuidado, pois eles se arranham com facilidade.

Qual acabamento de joia você prefere? Podemos personalizar a joia perfeita para seu gosto e seu estilo. Fale conosco!