anel de formatura é a materialização de um sonho, da conquista da profissão escolhida. Esta joia é símbolo desse momento especial em sua carreira, que marca o início de uma nova jornada cuja essência é aplicar o conhecimento duramente adquirido através de muito esforço e estudo.

 

Os anéis de formatura já estão profundamente inseridos nas culturas de vários países. No entanto, você sabe como tudo isso começou?

 

História

 

A referência mais antiga sobre o uso de um anel de formatura data de 1835, nos Estados Unidos. Mais precisamente dentro da academia militar de West Point. Os anéis, nesse caso, eram usados para que a turma de formandos fosse assim identificada.

O anel foi criado com a intenção de que os alunos da academia, de alguma maneira, lembrassem dos valores e ideais ensinados na escola, que era tida como uma das de maior prestigio naquela época — que era, então, a única academia militar dos Estados Unidos. A ideia popularizou-se entre alunos de outras instituições, e foi aí que teve início a tradição dos anéis de formatura que conhecemos hoje em dia.


Como eram os primeiros anéis de formatura?

O design dos primeiros anéis de formatura era quadrado, bem semelhantes a um anel de sinete. Ao invés de carregar o símbolo do curso, como nos dias atuais, na ocasião o anel de formatura trazia o emblema da instituição de ensino onde o profissional estudou e se formou. Com o passar do tempo esse design foi sendo modificado, e cada instituição superior constituiu novos formatos de anéis.

Os anéis de formatura nos tempos modernos

Na era da tecnologia, é natural experimentarmos rápidas mudanças culturais e ver muitas tradições perderem o sentido. No entanto, em meio a esse turbilhão social, os anéis de formatura resistem! Vários estudantes buscam consolidar suas memórias e celebrar sua formação com um anel de formatura.

A alegria ao receber um anel de formatura é evidente nas expressões dos formandos. Esse contentamento é resultado de um senso de responsabilidade e altas expectativas de um futuro promissor. Tudo isso dá sentido a essa joia especial, que se tornou um símbolo de conquista e motivação.

 

No passado, o anel de formatura trazia um formato padrão para todos os formandos, com uma pedra central e símbolos nas laterais do aro, representando o curso de formação. A tradição continua forte, resistindo à passagem do tempo, porém, o modelo convencional, com o brasão da faculdade e insígnia do curso, perde forças e dá lugar a modelos delicados e atemporais, algo que tem se tornado cada vez mais comum, principalmente para o público feminino.

 

 

 

Qual a mão e dedo certo de usar o anel de formatura?

 

É muito comum que no nosso país o anel seja utilizado no dedo anelar esquerdo. Existem pouquíssimos registros na história que trazem a explicação desta tradição. Contudo, a razão mais aceitável para esta escolha é que, de acordo com a cultura oriental, o dedo anelar seria comandado pelo sol, estrela associada ao brilho, ao esplendor e ao sucesso profissional e pessoal. Ou seja, usar o anel de formatura nesse dedo da mão esquerda abre uma porta de sucesso para o graduando.

Apesar dessa crença, algumas pessoas usam essa importante joia no dedo médio, para poder deixar os dedos anelares livres paras outros anéis, como por exemplo as alianças e os anéis de noivado. E nos Estados Unidos, país onde a tradição foi criada, algumas pessoas utilizam o anel na mão direita, mas apenas com o objetivo de não confundir com outros anéis.

Mas, o fundamental é lembrar que, mesmo que apresentemos algumas tradições e costumes para usar anéis de formatura, aliança e anéis de noivado, eles não são normas inquebráveis, afinal de contas, o que vale a pena mesmo é o que você acredita que é importante e que faz sentido para você. Nada pode impedir que as joias de formatura sejam usadas em outros dedos.

]

Mas e quando usar o anel de formatura?

Normalmente, os formandos ganham o anel de formatura na hora da colação de grau ou até mesmo alguns dias antes. Esse costuma ser um presente ofertado pelos pais, avós ou padrinhos. Também tem o caso de algum familiar que já exercer a profissão do formando e decidir ser ele, familiar e colega, ser quem oferece essa honraria.

Algumas pessoas preferem utilizar a joia de forma contínua, enquanto outros profissionais deixam somente para momentos especiais. Contudo, ninguém melhor do que nós mesmos para decidir quando e em qual dedo utilizar o anel, não é mesmo?

Embora tenha qualquer preferência de uso, é essencial lembrar sempre que você tem uma joia muito preciosa, que necessita de cuidado e carinho, em suas mãos. No entanto, procure evitar utilizá-lo em condições de risco, assim como na limpeza de sua casa, quando estiver manipulando produtos químicos e na prática de esportes.

E as pedras preciosas coloridas nos anéis de formatura?

Este é um assunto para um próximo post, nos acompanhe aqui no blog e descubra mais detalhes sobre esta joia incrível e marcante!