Pérolas: quem é capaz de resistir? Será que existe alguém que não se encante com acessórios com pérolas? Essa é a tendência que nunca sai de moda. Na verdade, nem é tendência, é um clássico!

Clássico é clássico, quanto mais atravessa o tempo, mais credibilidade ganha. O encanto das pérolas vem de muito, muito tempo atrás. Estima-se que cerca de 2000 anos antes de Cristo. E elas simbolizam pureza, beleza, luxo, poder, sofisticação, elegância, feminilidade.

Para dizer o mínimo, é claro. Porque para cada mulher que tem uma joia de pérola, há mais significados particulares. Joias com pérolas costumam trazer lembranças de pessoas queridas, de momentos que jamais voltarão. Praticamente nunca uma joia de pérola é presenteada – ou comprada – à toa.

Você sabe de onde vem o nome “pérola”?

Pois o nome vem do tempo dos Romanos –  do latim “pirla”, diminutivo de “pira”, palavra com o significado de “formato de lágrima”. Segundo os Romanos, a pérola era um símbolo do amor.

Por ser uma joia cara e rara, nos primeiros séculos o uso de pérolas era reservado somente para a aristocracia. Na Idade Média, pessoas comuns eram proibidas de usar pérolas. Ainda bem que não vivemos naquele tempo. Foi só depois da Revolução Francesa que isso mudou.

Hoje, é muito comum as mulheres vestirem joias com pérola. São joias belas, elegantes, capazes de transformar a produção. Por isso a aposta é sempre certeira e toda mulher deve ter uma gargantilha com pérolas no porta joias, assim como um par de brincos.

Justamente por seu caráter atemporal, e simbolicamente representa uma promessa de algo duradouro, é comum que pérolas sejam dadas de presente de noivado e casamento. Não é raro que mães e avós passem suas joias de pérolas para filhas e netas.

Entre as mulheres mais famosas do mundo, quem usou muito joias de pérolas foi Jacqueline Kennedy Onassis, ícone de elegância. As atrizes Audrey Hepburn, Marilyn Monroe e Elizabeth Taylor não ficaram atrás.

Um dado espantoso é que o colar de pérola que Elizabeth Taylor usou no filme “Cleópatra” foi leiloado por $11 milhões de dólares.

Por tudo o que a pérola representa, é mais do que natural que rainhas e princesas de hoje usem muito joias com pérolas. Desde a magnífica rainha da Espanha Letizia Ortiz às duquesas Kate Middleton e Megan Markle. Em outros tempos, poucas mulheres combinaram tanto com pérolas como Grace Kelly de Mônaco.

 

Você sabe as diferenças entre pérolas?

Pérolas Naturais Coletadas

Elas são as gemas preciosas mais antigas conhecidas. Hoje em dia são extremamente raras pois se encontram em mares abertos e para encontrar se faz necessário o mergulho profissional, com todos os riscos que ele traz. Elas são formadas naturalmente por um lento encapsulamento de grãos de areia que irrita o corpo no interior da ostra. Não há nenhum tipo de interferência humana nesse processo. São muito incomuns, desse modo são conhecidas também como “Rainhas das Gemas” e tem seu uso restrito à joalheria por possuírem um valor muito alto.

 

Pérolas Naturais Cultivadas

Essa variedade é tão natural quanto as pérolas coletadas, com a diferença que possuem a interferência humana, onde inserem uma base pré-formada manualmente no interior da ostra. Atualmente mais de 90% das pérolas naturais comercializadas são cultivadas, inclusive sendo utilizadas na alta joalheria. É muito difícil diferenciá-las das coletadas. Elas são naturalmente assimétricas e seu formato varia de uma para outra. Conforme o processo de desenvolvimento natural no interior da ostra. Podem ser cultivadas em água doce ou salgada.

As pérolas naturais simétricas e arredondadas são as mais valorizadas, porém muito raras. Por este motivo podem atingir valores muito elevados, assim seu uso é viável apenas na alta joalheria.

 

Pérolas Naturais Barrocas

São todas as pérolas sem forma geométrica definida. Ou seja, são todas aquelas que, durante o cultivo, não saíram conforme o esperado e não atingem 75% de esfericidade.  As pérolas barrocas podem ser de água doce ou salgada e de uma ampla gama de cores e tons.

 

Pérolas Shell

Não são pérolas, são esferas decorativas fabricadas com um substrato de porcelana ou resina e recoberto com um composto formado com o pó da parte interna da concha da ostra. O que dá um brilho diferenciado e perolado para estas esferas. Pela qualidade física e visual são usadas em semijoias.