O tempo é o decorrer dos fatos, que pode ser representado pelo: passado, presente e futuro. Para medir o tempo, o homem utilizou de muitos instrumentos. Um dos mais usados até hoje para medi-lo é o relógio. Atualmente, existem vários tipos, mas antigamente não era assim não!


Sobre o relógio


O relógio é usado pelo homem para medir o tempo desde a antiguidade. Para ter uma ideia de como é antigo, os primeiros registros de medir o tempo foi usado pelos povos egípcios e pelos povos da babilônia por volta do século 16 a. C.
Como medimos o tempo?


O tempo pode ser medido em horas, minutos e segundos. Podemos fazer a seguinte relação:
Um dia possui 24 horas.
Uma hora possui 60 minutos.
Meia hora possui 30 minutos
Um quarto de hora possui 15 minutos.
Um minuto possui 60 segundos.

1) Relógio mais antigo
O relógio mais antigo que se tem conhecimento é o gnômon, que nada mais era do que uma vara cravada no chão, que tinha a luz do dia como referência. Esse mecanismo criado por volta do ano 3500 a.C. e depois, aproximadamente no ano 1500 a.C. ele se transformou no relógio solar.

2) Relógio à noite

Por volta do ano 1300 a.C. os egípcios desenvolveram uma forma de medir o tempo durante a noite, através da água. Surge então o relógio de água, também chamado de clepsidra. Ele consistia em dois recipientes, onde a água escorria de um recipiente para o outro. Marcações eram feitas na parte interna e através delas era possível ter noção do tempo.


3) Despertador
O despertador foi criado no ano de 1559 pelo engenheiro Taqi al-Din, no Império Otomano. Porém, ele só foi patenteado oficialmente em 1876, nos EUA. O mecanismo consistia em emitir um ruído alto e irritante, para que a pessoa despertasse. Com o passar dos anos, os despertadores foram se modernizando e acrescentando funções, como o modo soneca, intervalo, etc.

Antes da criação dos despertadores, existia uma profissão onde um trabalhador batia na porta da casa das pessoas em uma hora previamente definida até elas acordarem.


4) Ciência das horas
O tempo é algo tão importante em nossas vidas que existe uma ciência exclusiva para estuda-lo. É a horologia. Ela estuda as unidades de contagem de tempo, evolução dos relógios, técnicas de montagem, etc.


5) Dia com 24 horas
O dia é dividido em 24h e as horas em 60 minutos por causa do sistema numérico dos povos antigos. Atualmente, usamos o sistema decimal, baseado no número 10, mas na antiguidade, o número base era o 12 e no sexagesimal, baseado no 60.


6) Relógio de bolso
Por volta de 1500, Pedro Henlein, na cidade de Nuremberg, desenvolveu o primeiro relógio de bolso, que ficou conhecido como "Ovo de Nuremberg", devido ao seu formato. Foi construído basicamente de ferro, com corda para quarenta horas, e um precursor da "Mola Espiral". Era constituído por um indicador e por um complexo mecanismo para badalar. Foi sem dúvida, em muitos países, o acelerador para diversas invenções e melhorias, principalmente na Europa, engatilhando, de maneira vertiginosa, a indústria relojoeira.

Relógio Technos


7) Relógio de Pulso
Os primeiros relógios usados por pessoas, com um uso não industrial ou científico, foram os relógios de bolso. Eram incrivelmente raros e, vistos como fortes sinais de riqueza, semelhante às joias, um símbolo da aristocracia daquele tempo, tendo ele sido inventado no fim do século XIX. O relógio de pulso foi inventado pela empresa Patek Philippe, embora costume-se atribuir, erroneamente, a Santos Dumont essa glória. O conhecidíssimo evento de Santos Dumont requisitar ao seu amigo, e joalheiro, Louis Cartier, um relógio que ficasse preso ao pulso, para que ele pudesse cronometrar melhor as suas experiências aéreas, sem correr o risco de tirar as mãos dos controles do avião. O tal dispositivo teria sido criado por Cartier em 1904, mas o fato esse já era um adereço feminino, geralmente sendo feitos por encomenda, cabendo a Santos Dumont a popularização do instrumento entre os homens. O relógio de pulso de popularizou definitivamente com a Primeira Guerra Mundial, sendo fortemente usados pelos soldados, que necessitavam chegar a locais com a máxima precisão de tempo possível.

Relógio Fossil


8) Relógio-bússola
Você sabia que um relógio de ponteiros também pode servir como bússola? A técnica só funciona com aparelhos analógicos, que devem estar marcando na hora certa. Se for época de horário de verão, lembre-se de que será preciso atrasar o equipamento em uma hora. Funciona assim: a marca das 12 horas deve ser apontada para o sol. Então você deve pensar em uma linha imaginária que divida em duas partes iguais o ângulo formado entre o ponteiro das horas e a posição do meio-dia. Aí será o Norte.


9) O menor e o maior
O menor relógio do mundo tem 2 milímetros quadrados, pode ser equilibrado na cabeça de um alfinete e só revela as horas para quem observá-lo com lentes de aumento. Ele foi criado por estudantes da Universidade Texas Tech, nos Estados Unidos, em 2006, sob a supervisão do professor Tim Dallas. O protótipo serviu para demonstrar as possibilidades incríveis da nanotecnologia, ramo recente da engenharia que trabalha em escalas minúsculas.

O maior relógio do mundo tem 43 metros de diâmetro, o equivalente a duas quadras de basquete, aproximadamente. Fica em Meca, na Arábia Saudita. Fixado numa torre de 400 metros, que faz parte de um grande complexo comercial, o equipamento é iluminado por 20 mil lâmpadas LED verdes e brancas, podendo ser visto de uma distância de cerca de 30 quilômetros.

10) Relógio Biológico
Para aqueles que enfrentam problemas ao dormir, os pesquisadores dizem que uma semana de acampamento e sem o uso de aparelhos eletrônicos pode redefinir o nosso relógio biológico, sincronizando nossos hormônios de melatonina com o nascer e o pôr do sol.