A Ray-Ban está no mercado desde 1937. Trouxemos aqui algumas histórias que explicam os motivos desta marca de luxo ser um sucesso da moda até hoje!

Ray Ban – a marca de óculos mais famosa do mundo!

Tudo começou na década de 20 quando um tenente e piloto de testes em aviões da Força Aéreas dos EUA sofreu uma irritação nos olhos e ocasionou danos na sua retina durante suas atividades. Naquela época os pilotos em treinamento experimentavam uma excessiva claridade, o que aumentava a probabilidade de risco através da adulteração da visão. E foi esse tenente aviador que procurou uma empresa do ramo ótico tradicional afim de desenvolver um artefato ocular que garantisse proteção aos olhos, mas que oferecesse um campo de visão amplo e claro e, ainda, que permitisse preservar a aparência e condição de autoridade dos militares.

Somente em 1937 foi registrada a patente da solução criada para os militares aviadores: batizado de Ray (raio) Ban (banir) Aviator (aviador). Este primeiro e clássico Ray-Ban foi inspirado em máscaras de uniformes da aviação, pesava 150 gramas, os metais utilizados foram banhados a ouro e possuia lentes verdes de cristal mineral. As lentes verdes (até hoje utilizadas) foram batizadas de G15. G de green (verde em inglês) e 15 como referência a passagem de apenas 15% dos raios solares. As lentes não eram planas e sim levemente convexas, esse design era a tentativa de cobrir todo a área do olho humano e evitar ao máximo que luz vinda de qualquer ângulo entre nos olhos.

 

O sucesso foi tamanho que, além dos aviadores, o alto escalão das Forças Armadas Americanas também aderiram o uso desse acessório - tanto em trabalho, como em momentos de lazer. Durante a Segunda Guerra Mundial o Aviator tornou-se um modelo de óculos solar reconhecido internacionalmente devido ao General Douglas MacArthur, que pousou em uma praia nas Filipinas e os fotógrafos dos jornais tiraram diversas fotos dele usando-os, as quais se tornaram-se uma imagem símbolo da Segunda Guerra Mundial. O curioso é que posteriormente, em 1987, foi desenvolvida uma linha de óculos de sol da Ray-Ban em homenagem ao General.

 

Uma evolução importante na história da Ray-ban foi o desenvolvimento das lentes degradê. Esta foi também uma questão de necessidade dos aviadores americanos, que sentiam muito conforto ao pilotar quando usavam óculos solar na observação do horizonte, mas tinham algumas dificuldades quando precisavam manipular o painel do avião. Para esse fim, foi desenvolvida as lentes com efeito degrade. Assim a parte superior das lentes eram mais escuras e a parte inferior mais claras... Com ao passar dos anos foram ampliadas as colorações, acabamentos das lentes e designs dos shapes dos óculos.

O segundo modelo desenvolvido foi o Wayfarer. Um design desenvolvido produzido a partir de 1956 e que se tornou um sucesso após Audrey Hepburn vestir este modelo no clássico filme “Bonequinha de Luxo” em 1961. Nesse momento as mulheres também se identificam com a marca e se a Ray-Ban se torna um sucesso unissex e atemporal.

A Ray-Ban se tornou sucesso absoluto, ditou moda, influenciou personagens, vestiu os rostos mais célebres dos últimos 83 anos. Hoje é a marca de óculos que mais vende no mundo! Além de estilo e inovações constantes, a resistência e qualidade são características que consolidaram a marca no mercado. Os óculos Ray-Ban são inspecionados cerca de 20 vezes durante o processo de fabricação. O resultado para aprovação deve ser sempre superior a 65% de absorção dos raios solares. A empresa tem sua origem nos Estado Unidos mas como foi comprada pela italiana Luxottica em 1999, hoje a marca é considerada italiana, mas possui fábricas em vários países, como China, Brasil e Itália.

Última notícia que envolve a marca: ela e o facebook se uniram para desenvolver um modelo de óculos do futuro, aliando a tecnologia digital do facebook e design óptico da Ray-Ban. Esperanças que em 2021 eles anunciem o resultado desta união de forças!