Adquirir ou ganhar uma joia é um dos sonhos de consumo para a maioria das mulheres. As joias costumam carregar significados, simbologias, carregam memórias e são passadas de geração em geração. Para manter seu encanto e beleza é necessário investir tempo e atenção em pequenos cuidados que farão seu brilho e valor ser eternizado.  

Cuidados:

Evite situações que possam arranhar ou quebrar suas joias:

-Retire seu anel para executar serviços manuais e que envolvam água, produtos químicos, cosméticos e medicamentos;

-Não deixe suas joias expostas ao sol e ao calor;

-Vista suas joias após 15 a aplicação de seu perfume ou produto cosmético corporal;

-As joias devem ser guardadas separadamente. Se você possuir um porta-joias para todas, separe-as com veludo ou flanela macia;

-Nunca guarde suas joias em sacos plásticos;

-Guarde duas joias em locais arejados. Atenção especial às pérolas, esmeraldas e madrepérolas que precisam respirar e não combinam com locais úmidos ou secos demais.

 

Limpeza:

-Joias sem pedras:

Faça uma mistura de água e bicarbonato de sódio. Deixe sua joia de molho por alguns minutos nessa mistura e depois a enxágue com água limpa

-Joias com pedras:

Lave sua joia com água morna (não quente), detergente neutro e uma escovinha macia. Depois, enxágue-a com água morna e mergulhe-a em álcool (exceto as esmeraldas). Deixe a joia secar sobre lenços de papel.

- Joias com esmeraldas:

Joias com esmeralda precisam de cuidados especiais. Lave sua joia com sabão neutro e água fria. Enxágue e seque com lenços de papel, friccionando a joia levemente. Não esfregue.

 

 -Joias com pérolas e madrepérolas:

Após o uso, pérolas e madrepérolas devem ser limpas com flanela seca ou algodão seco. Esse procedimento elimina possíveis resíduos de suor e cosméticos. Não lave pulseiras ou colares com pérolas. A umidade enfraquece o fio de seda, por isso, não o molhe e, se puder, troque o fio a cada dois anos.

Dica da vovó: Para dar brilho nas pérolas um pouco “desmaidinhas”, friccione as pérolas e madrepérolas com azeite de oliva ou óleo de amêndoas – usando um tecido ou um papel macio.

 

-Joias com turquesa, opala e ágata:  

Limpe-as com flanela ou camurça. Não use água e/ou óleo.

 

O que não fazer:

-Nunca ferva a água que você for usar para deixar sua joia de molho. O calor excessivo não faz bem para a joias;

-Não deixe a joia de molho com produtos químicos, como detergentes;

-Evite tomar banhos quentes ou imersos em água com cloro usando suas joias. A temperatura alta ou substâncias químicas podem afetar a superfície do ouro ou da prata, danificando as camadas texturizadas ou polidas do metal.

-Não tome banho vestindo joias com gemas naturais, a variação de temperatura como a mistura com produtos de higiene podem danificar as pedras ao longo dos anos.

-Não pense que escovar é a melhor solução para a limpeza de suas joias, faça de uma flanela simples a melhor amiga da sua joia. Caso veja alguma sujeira na superfície do ouro ou da pedra, limpe suavemente com uma flanela macia e seca. Nos casos mais difíceis, use o tecido úmido.

-Não se assuste se suas joias escurecerem. Joias de prata e de ouro estão sujeitas ao processo natural de oxidação, e com o tempo, algumas superfícies tendem a ficar mais escurecidas e opacas. Nas alianças de compromisso, por conta do uso contínuo, o processo é mais visível. Para não acelerar a oxidação, é ideal manter o mínimo de contato com substâncias químicas, suor e água do mar. Mas lembre-se que as marcas de uso são naturais sobre a superfície do ouro e registram o passar do tempo.

-Não é porque o ouro é resistente que ele não deve ser cuidado com atenção. E as pérolas são ainda mais sensíveis pois são gemas naturais porosas muito delicadas e precisam de um cuidado maior ao ser manuseada e armazenada. É essencial evitar o contato direto com produtos químicos como cremes, perfumes e maquiagens. Sempre vesti-las depois que o corpo tiver absorvido os cosméticos de sua preferência. Após usá-las, é importante que sejam guardadas em um estojo especial e que sejam limpas com flanelas, sempre que possível, para evitar a permanência de qualquer resquício agressivo.