Origem da tradição do uso das alianças
Há mais de uma história que explica a tradição do uso das alianças. Na Roma Antiga, o pretendente dava a joia como pedido de casamento, e o dedo anelar foi escolhido porque por ele passa a vena amoris, uma veia que também passa pelo coração. Fofo, né?
Muitas pessoas têm dúvidas sobre em qual mão se usa aliança e anel de noivado e querem saber exatamente quais são os costumes em relação a isso. Os anéis de noivado, alianças e anéis de compromisso são joias que simbolizam o carinho e o compromisso de um casal. Com o tempo, cada cultura criou a sua própria etiqueta para o uso desses anéis. Assim, o anel de noivado pode ser usado na mão direita segundo a tradição de um país, mas ele pode pertencer à mão esquerda em uma localidade diferente. Você sabe qual é a tradição aqui no Brasil? Afinal de contas, como usamos anéis de compromisso, de noivado e as alianças?
Em qual dedo se usa a aliança de namoro? Em qual mão?
Essa é uma pergunta que muitos casais fazem quando vão comprar suas joias de namoro. Quem decide em qual dedo e em qual mão usar a aliança é o próprio casal. O mais comum é que seja usada no dedo anelar na mão direita.
Em qual dedo se usa o anel de noivado? Em qual mão?
Segundo a recente tradição brasileira sobre o anel de noivado, o costume é usar o anel de noivado no dedo anelar da mão esquerda. Ele representa o pedido de casamento, isto é, aquele momento em que o casal decidiu dar um passo adiante em seu relacionamento. Dessa forma, a noiva usará o anel do momento do pedido de casamento até o altar. Depois do enlace, ela poderá usá-lo junto com a aliança.
Qual é a diferença entre anel e aliança de noivado? E em qual mão é usada a aliança?
A diferença entre anel e aliança de noivado é que o anel pode ser usado somente pela noiva e é uma joia com uma pedra preciosa. Essa joia simboliza o compromisso, enquanto que as alianças são iguais e usadas pelas duas pessoas do casal porém na mão direita.
Em qual mão usar a aliança de casamento?
A aliança de casamento é o símbolo máximo da união, pois a troca de alianças acontece na celebração, seja no cartório ou na igreja. Ela fica na mão direita, no dedo anelar.
Nunca se esqueçam que os costumes que acabamos de apresentar não são regras inquebráveis, afinal, o que vale mesmo é aquilo que faz sentido para o casal. Portanto, nada impede que anéis de noivado, alianças e anéis de compromisso sejam usados em dedos diferentes. O importante é o significado que estas joias tem para o casal e principalmente o simbolismo do amor.