Sem dúvidas o momento mais esperado dos alunos do Ensino Superior é a sua formatura. São várias formas de celebrar esse momento tão especial na vida dos estudantes. Trouxemos aqui detalhes sobre a joia que materializa esse sonho profissional: o anel de grau!

 

Anel de Grau

 

Após anos de uma vida dedicada aos estudos universitários, aos trabalhos acadêmicos, à rotina cansativa de um curso de graduação, aos amigos conquistados durante a jornada acadêmica, aos professores, verdadeiros amigos e orientadores e por fim, chega o tão esperado dia na vida de qualquer acadêmico, a colação de grau.

A colação de grau é um momento de imensa alegria, onde o acadêmico sente na pele a emoção e a sensação de dever cumprido, momento onde as lágrimas de felicidade são compartilhadas com amigos e familiares. E como já é de tradição em ocasiões como essa, o anel de formatura é o objeto mais procurado como forma de presentear ou homenagear um amigo ou ente querido pela conquista.

Os anéis de formatura são joias em ouro cravadas com gemas preciosas (naturais ou sintéticas), ou seja, verdadeiras joias e símbolo de mais uma etapa vencida. Mas você sabia que cada anel de formatura tem uma cor de pedra específica para cada carreira?

Cursos e Cores

O universo das pedras preciosas sempre foi repleto de crenças que se solidificaram em diversas culturas. Não se sabe ao certo em que momento as gemas coloridas começaram a ganhar destaque nas joias de formatura, mas uma interpretação mística das gemas é, provavelmente, a grande razão.

Os anéis de formatura para os cursos da área das ciências biológicas, por exemplo, costumam ter como pedra central uma esmeralda, pois o verde é muito relacionada à cura. Um outro exemplo é a escolha do rubi como pedra símbolo do curso de direito. O tom vermelho vibrante da gema representa a paixão, o entusiasmo e a força, qualidades essenciais aos formandos em direito. Além disso, acredita-se que o rubi seja uma pedra que ajuda o portador a melhorar sua oratória.


Pedra Safira Azul

Essa pedra preciosa representa as carreiras de Ciências Exatas e Engenharias. Acredita-se que seu significado equilibra os formandos por meio da diminuição da tensão e estresse que é causada nas atividades da área de atuação. A cor é relacionada ao céu onde não existe limites e o que o homem procura superar. A pedra também simboliza exatidão, sabedoria e a busca pela verdade. Entende o equilíbrio entre a mente e o corpo, ajudando na concentração e nas energias positivas. Excelente para superação de limites.

Cursos: Administração; Agronegócios; Agronomia; Análise de Sistemas; Arquitetura; Artes Cênicas e Teatro; Artes Plásticas; Astronomia; Ciências Aeronáuticas; Ciências da Computação; Ciências Naturais; Ciências Políticas; Comércio Exterior; Computação; Comunicação Social; Desenho; Design de Interiores; Design Gráfico; Edificações; Educação Artística; Eletrônica; Engenharia (todas as especialidades); Estatística; Filosofia; Física; Fonoaudiologia; Fotografia; Gestão (todas asespecialidades); Geologia; Hotelaria; Logística; Marketing; Matemática; Meteorologia; Moda; Música; Normal Superior; Pedagogia; Processamento de dados; Publicidade e Propaganda; Química; Rádio e TV; Relações Internacionais; Relações Públicas; Secretariado Executivo; Segurança Pública; Sistemas da Informação; Técnico Agropecuário; Técnico em Processamento de Dados; Telecomunicações; Tecnólogo em Informática; Turismo e Hotelaria; Web Design.

 

Esmeralda

A esmeralda é outra pedra preciosa utilizada em anéis de formatura. Os graduados das áreas de Ciências Biológicas e correlatas são representados pela cor verde que representa a vida e a natureza. Denota a força de vontade e a superação dos limites. Esse tom também é relacionado à cura de doenças, suavizando os problemas de saúde. A energia dessa pedra traz a tranquilidade, amor, inteligência, harmonia, compreensão e também ajuda na memória.

Cursos: Auxiliar de Enfermagem; Bacteriologia e Patologia Clínica; Bioclínica; Biomedicina; Bioquímica; Educação Física; Enfermagem; Estética e Cosmotologia; Fisioterapia; Laboratorista; Medicina; Medicina Nuclear; Medicina Veterinária; Nutrição; Obstetrícia; Psicologia; Saúde Comunitária; Saúde Ocupacional; Técnico em Enfermagem; Terapia Ocupacional; Zootecnia.

 

 

Ametista

Essa pedra representa diversas áreas de atuação, sendo mais relacionada às do campo social, ao lecionamento e à alimentação. O nome vem do grego A = “não” e methuskein = “intoxicar” e tem conexão direta com a mente, associada a habilidades psíquicas e da cura mental. A ametista traz seriedade, paz, sinceridade, calma, alegria, espiritualidade e motivação. É possível encontrá-la no Brasil, Canadá, Sri Lanka e África. Outra característica dessa pedra é interpolar os estados de consciência ligados ao poder psíquico. Excelente para aflorar a intuição, cura e na meditação.

Cursos: Biblioteconomia; Ciências Sociais; Dietista; Economia Doméstica; Estudos Sociais; Gastronomia; Geografia; História; Letras; Sociologia; Técnico em Administração; Teologia.

 

Rubi

O Rubi é associado às profissões das áreas de Ciências Humanas. Por ser da cor vermelha, representa a paixão – sentimento bastante aflorado nesses profissionais. Minerado na Ásia, África e na Austrália, sua cor vem pela presença de crômio e as mais valiosas são encontradas e Myanmar. O rubi é relacionado à oratória, escrita e afasta as impurezas do mundo, trazendo amor, beleza e sucesso. A energia dessa pedra é associada às motivações, surpresas e estímulos. Protege contra inveja e intrigas.

Cursos: Direito; Bombeiros; Jornalismo; Oficial de Justiça.

 

Turmalinas rosa e verde

A turmalina está disponível em uma grande variedade de cor. Porém, na simbologia da formatura é encontrada nas cores verde e rosa. Em seu lado místico, essa gema pode afastar sentimentos maléficos, trazendo luz, calma e vida para quem a utiliza. Por ser associada à criatividade é ligada às formaturas do Ensino Médio. Também estimula a concentração e o equilíbrio espiritual. A diferença entre as cores: o verde instiga a criatividade e comunicação, tendo efeito anti-estresse e relaxante. O rosa contribui o processo criativo, suaviza as emoções e aumenta o amor próprio.

Cursos: 2º Grau (verde); Assistente Social (verde); Cabeleireira (verde); Ciências Agrícolas (verde); Ciências Contábeis (rosa); Corretor de Imóveis (verde); Costureira (verde); Design de Produtos (verde); Ecologia (verde); Instrumentação Cirúrgica (verde); Logística com ênfase em Transporte (verde); Magistério (verde); Protético (verde); Sanitarista (verde); Secretária (rosa); Técnico de Alimentos (verde); Técnico em Gestão Ambiental (verde).

 

Topázio azul e amarelo

O Topázio é uma pedra preciosa, tendo o nome originário do grego topazos = “buscar” que também é uma ilha no Mar Vermelho de difícil acesso e localização. O Brasil é conhecido como o maior produtor dessa gema, principalmente em Ouro Preto, MG. Seus tons vão do amarelo a marrom (Topázio Imperial) e possui brilho vítreo que vai do transparente ao translúcido. Pode ser encontrado na cor azul (ou Água Marinha). Para os formandos do Ensino Fundamental, áreas Biológicas e Tecnólogos essa pedra significa sorte, alegria, bom humor e calma. O topázio favorece o crescimento espiritual e material. É relacionado à sorte em batalhas e dá forças para superar os impasses cotidianos, afastando o mal e a fraqueza. A cor azul atrai a felicidade e o bom humor, e o amarelo oferece crescimento espiritual e material.

Cursos: 1º Grau (azul); Biologia (azul); Ciências Físicas e Biológicas (azul); Ciências Navais (azul); Economia (azul); Farmácia (amarelo); Farmácia Bioclínica (amarelo); Farmácia e Bioquímica (amarelo); Quiropraxia (azul); Radiologia (amarelo); Técnico em Estética (azul); Técnico em Metalurgia (azul); Tecnólogo de Produção Mecânica (azul); Tecnólogo em Gestão Financeira (azul); Tecnólogo em RH (azul); Tecnólogo em Raio X (amarelo); Tecnólogo em Turismo e Hotel (azul).

 

Granada

O nome dessa gema faz referência em latim a grão e visualmente é parecida com a fruta romã. Pode ser encontrada em diversas cores, mas é a granada vermelha que é utilizada em anéis de formatura, principalmente no curso de Odontologia. Essa pedra estimula o poder de decisão, além da fidelidade, a simpatia, a ousadia e a coragem

Curso: Odontologia.