Sabe aquele momento em que você está na frente do computador e começa a sentir um mal-estar nos olhos? Ou então quando precisa esticar um pouquinho mais o braço para conseguir ler aquele livro no final do dia? Quando vê alguém na rua de longe e não consegue identificar quem é? Pois é, talvez você precise usar óculos de grau!

 

Casos de ametropia — ou problema de visão — são cada vez mais comuns, especialmente miopia e fadiga visual. Os motivos são os mais diversos e óbvios: rotinas de trabalho superintensas, sono alterado, muito tempo em frente ao computador, celular e, para completar, falta tempo para marcar aquela consulta com o oftalmologista.

 

Para ajudar a descobrir se algo anda errado com a sua visão, listamos 7 sinais que podem indicar que você precisa de óculos corretivos e, para isso, uma consulta com seu oftalmologista de confiança:

 

1. Sentir dor de cabeça

Aquela dorzinha chata que o acompanha há tempos está tentando mandar um aviso: talvez você precise de óculos grau. Se não houve nenhuma alteração em sua rotina, não há estresse, a alimentação está normal e as noites de sono são o bastante para descansar o seu corpo, mas, mesmo assim, aquela dor de cabeça continua atrapalhando, algo não está certo.

É claro que uma dor de cabeça pode ser causada por vários motivos. No entanto, fique atento à sua frequência e observe em que região ela se concentra. Se o foco for na testa, há grandes possibilidades de você precisar usar óculos de grau.

Geralmente, quem relata dores de cabeça por falta do uso de óculos de grau, destaca a sensação de “cérebro solto”, pois é, aquela impressão que algo está balançando dentro da cabeça toda vez que o corpo se movimenta. De acordo com especialistas, esse tipo de dor pode ser um alerta para o paciente procurar um oftalmologista o quanto antes.

 

2. Perceber a vista cansada

Com o passar do tempo, o corpo humano — inclusive os olhos — sofre um certo desgaste e acabamos percebendo isso por volta dos 40 anos. Atualmente, isso costuma acontecer até antes, devido a nossas novas rotinas que exigem um contato frequente com aparelhos eletrônicos, inclusive na infância.

Começou a ter dificuldades para enxergar de perto, mesmo quando realiza tarefas simples como colocar linha em uma agulha ou apenas ler os classificados do jornal? Precisa distanciar os objetos para melhorar a visão? Possivelmente está com sintomas de presbiopia — popularmente conhecida como vista cansada.

Se você ainda não chegou nem na metade do expediente ou daquele filme que resolveu assistir e seus olhos já estão ardendo, avermelhados, ressecados ou lacrimejando excessivamente, novamente está com indícios de uma presbiopia.

Sintomas assim são muito comuns entre profissionais que ficam expostos durante muito tempo em frente ao monitor do computador, ou seja, uma grande parcela da população atual. Com o aumento drástico do contato das pessoas com telas de TV, notebooks, celulares e tablets, o desgaste da visão pode ocorrer mais cedo do que se imagina.

A parte boa é que o tratamento de vista cansada é relativamente fácil com o uso de óculos de descanso e alguns outros cuidados.

 

3. Ficar perto dos objetos para enxergá-los melhor

Se você estiver se aproximando da TV para conseguir assistir ou precisa trazer os livros para mais perto do rosto para ler melhor, preste atenção. Esses também são sinais que, comumente, passam despercebidos, mas indicam que as coisas não estão 100% com a sua visão.

Isso ocorre com aqueles que têm miopia, que é a dificuldade em enxergar de longe. Nesse caso, as imagens são focadas à frente da retina, deixando a visão mais turva que o normal.

Quando o assunto é miopia, não existe idade ou gênero, o problema se manifesta nos pequenos detalhes do dia, seja para enxergar o ônibus ou ler um painel na rua.

Não é uma regra, mas, quando existe algum caso próximo de miopia no círculo familiar, a probabilidade de desenvolver a doença é maior.

Existe a possibilidade de corrigir a miopia em um processo cirúrgico, no entanto, esse tratamento só é indicada para pacientes que tenham o grau estabilizado. Por conta disso, a cirurgia não é indicada para quem tem menos de 21 anos, já que antes dessa idade o grau costuma oscilar.

Contudo, existe a possibilidade de enxergar melhor sem precisar de cirurgia, isso recorrendo aos óculos de grau e lentes de contato para correção de miopia.

 

 

 

 

4. Franzir a testa e distanciar os objetos para ver de longe

Ao contrário da miopia, afastar os objetos ou franzir a testa para aumentar a definição visual quando precisa ler, escrever ou trabalhar em um computador também pode indicar algum problema.

Pode ser que você seja um forte candidato a um diagnóstico de hipermetropia, uma doença muito comum em adultos, em que as imagens são focadas atrás da retina, causando dificuldade para enxergar de perto.

Assim como a miopia, quem sofre com a hipermetropia também tem a possibilidade de submeter os olhos a cirurgia de correção, no entanto, os óculos de grau e as lentes de contato também conseguem melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

 

5. Ter dificuldades para enxergar de noite

A noite chegou e sua visão não está legal? Não consegue enxergar normalmente os objetos em seu quintal, que antes eram muito fáceis de identificar? Pode ser nictalopia, que não é considerada uma doença, mas sim um sintoma ligado a outros diagnósticos na região ocular.

Pessoas com miopia costumam ter dificuldades para enxergar em ambientes com pouca iluminação, principalmente quando se trata da visão periférica.

Se você tem mais de 40 anos, é bom ficar atento, pois podem ser sintomas de catarata – trata-se de uma doença que se desenvolve lentamente ao longo dos anos, tornando o cristalino do olho mais opaco e atrapalhando a visão, principalmente quando há pouca luz.

Felizmente, a catarata tem cura e o tratamento é relativamente simples. Quanto mais cedo a existência da doença for identificada, melhor é o resultado do procedimento cirúrgico e, em alguns casos, o paciente chega até a não precisar mais usar óculos.

 

6. Enxergar imagens duplicadas

Quando nossos olhos captam uma imagem, elas são enviadas de maneira coordenada para o cérebro e processadas para que seja possível enxergar corretamente. Os sintomas da visão dupla ocorrem quando há desequilíbrio no envio e processamento das imagens, causando atraso e, por fim, dando a impressão de enxergar tudo duplicado ou com sombras.

Existem dois tipos de visão dupla: a monocular (em que apenas um olho causa problemas) e a binocular (que atinge os dois olhos do paciente). Inclusive, usar óculos de grau faz parte da maioria dos procedimentos de correção.

 

Enxergar imagens duplicadas é mais comum do que se imagina. Esse sintoma pode ser encontrado em diversas doenças e a lista é enorme! Não se preocupe, em todos os casos cabe tratamento e é possível voltar a enxergar normalmente.

 

7. Demonstrar sensibilidade à luz

Muitas pessoas apresentam sensibilidade à luz, esse problema não se trata de algo excepcional. A luz vinda do computador ou a iluminação ambiente pode incomodar a visão de muita gente. Os olhos ardem e surge a necessidade de piscar para encontrar um melhor equilíbrio visual. Podem aparecer alguns borrões e luzes menores que só quem sofre desse problema consegue enxergar. Isso ocorre pelo cansaço da vista em relação à claridade.

Nesses casos, o oftalmologista pode receitar lentes azuladas, mais conhecidas como blue light, que amenizam o incômodo que as luzes de computadores, tablets, TVs e celulares podem causar. Ou seja, a sensibilidade à luz também pode ser resolvida com o uso de óculos.

 

 

Caso tenha se identificado com algum dos sinais citados aqui ou, quem sabe, com outro incômodo com os olhos que possa parecer estranho, não perca mais tempo! Talvez seja preciso usar óculos. Seus olhos precisam de cuidados simples, porém necessários para os manter sempre saudáveis. Procure um oftalmologista o quanto antes e melhore sua qualidade de vida.